terça-feira, 20 de dezembro de 2011

E na época de Natal...O que se faz?!


Desde que me entendo por gente eu ouvi dizer que o NATAL era a festa do nascimento de um menino. Um menino que tinha a difícil missão de salvar o mundo e ser imagem e semelhança do grande mestre ou DEUS, como queiram.
Ele estava destinado a mostrar aos homens de boa vontade os caminhos da fé, do amor e da esperança.
Apesar de ser filho do todo poderoso, nasceu de mãe pobre em condições mínimas e rodeado de animais, mas foi recido com muito amor e carinho.
A noite não era fria, ao contrário...Não havia neve, nem pinheiros, bolas coloridas ou luzinhas.

Esse menino tornou-se tão significativo na vida dos homens que as eras foram divididas em ANTES e DEPOIS do nascimento dele e até o dia de hoje (muitos sem entender direito, muitos por tradição, outros só porque todo mundo faz...) todos os anos comemora-se o seu nascimento com uma festa chamada NATAL.
De um tempo pra cá inventaram uma historinha muito bonitinha...De um tal 'SANTA CLAUS', que é conhecido por vários nomes e que aqui no Brasil apelidaram de 'PAPAI NOEL'. Este seria um velhinho muito bom, que na noite de Natal sairia distribuido presentes, para que as pessoas não esquecessem o espírito natalino de amor, paz, fraternidade e esperança.
Mas a sociedade consumista (que só visa o lucro), desdobrou  tanto essa história, que o hoje o Papai Noel é o incentivador do consumo abusivo e descontrolado. Não existe hoje alguém que pense em Natal e automaticamente não pense em 'PRESENTE'.
Essa é a época que mais se gasta, são inúmeros 'AMIGOS SECRETOS', 'CONFRATERNIZAÇÕES', 'AMIGO-LATE', entre outras tantas invenções.
Como se não bastasse a televisão, os out-doors, rádios, internet, revistas, ficam massacrando com propagandas apelativas, que mechem com o emocional e praticamente te obrigam a presentear toda a família, no mínimo. E as crianças nesse meio todo não são instruidas e muito menos alertadas, que o Natal, vai além de uma 'CARTA PRO PAPAI NOEL'.
Não me entendam mal...Não tenho nada contra o BOM VELHINHO, até gosto da idéia.
Eu só queria que nesse Natal as pessoas olhassem ao seu redor e não enchergassem só a possibilidade de um bom presente, de uma árvore mais enfeitada que o ano anterior. Queria que as pessoas se preocupassem com as outras. Se eu posso encher a minha árvore de presentes, eu posso encher uma bolsa com doações e dar a quem precisa.Posso fazer 1 limpa no meu guarda-roupa e dar aqueles que não tem o que vestir.Posso levar 1 prato de comida pro mendigo que eu vejo todos os dias naquela praça.Posso estender a mão pra criança que mora no beco.
Posso me lembrar do menino, do aniversariante e fazer mais, por mim e pelos outros.
Sei que a sua ceia em família ficará muito mais gostosa se você pensar mais nos outros e compartilhar.
Talvez você não possa compartilhar presentes, então compartilhe carinho.
Talvez você não possa dar comida a todos que tem fome, então dê momentos de felicidade.
Faça algo por alguém que realmente precisa.
Tenha FÉ e com AMOR leve ESPERANÇA a quem precisa.É uma questão de BOA VONTADE. Isso sim é Natal.

Um comentário:

  1. Descobri teu blog na tua página do Facebook e vim xeretar. Amei essa tua crônica. Que pena que paraste há tanto tempo! Por favor, volta a trabalhar no blog!
    Sei que não é fácil manter um blog, mas ànimo! Prometo visitar teu blog e comentar.
    Dá um abraço na tua mãe a quem não vejo há muito tempo.
    Bjs.
    Carmem Pedrozo

    ResponderExcluir